Com letra minúscula no próprio nome, smart é muito mais do que parece. Vem equipado com câmbio manual, mas ele dispensa a embreagem. Muda-se de marcha com um toque na alavanca do câmbio ou nas "borboletas" junto ao volante. O motorista também pode acionar a programação do câmbio, que passa a funcionar quase como uma caixa automática, fazendo sozinho todas as trocas de marchas.
Mas, falar do carro poderia consumir páginas e páginas. Então, veja a história incrível que pode resumir os principais recursos para proteção dos passageiros:
SP-75, sexta feira, 8h, sentido Campinas, km 68 - Este é o cenário do acidente com um smart Fortwo Passion coupé (topo de linha com ABS, ESP, ASR, câmbio com borboleta no volante, uma incrível relação peso/potência de 7 kg para cada HP) em que pudemos comprovar a sua questionada segurança.

 |
|
Um colega, rodando a 110 km, foi atingido por um pneu single-wide (daqueles de carreta 3 eixos), desgovernado em sentido contrário a pelo menos 90 km/h. Simplesmente, o choque foi equivalente a 200 km/h (impacto de 3 toneladas e meia). A roda com cerca de 80kg atingiu o smart exatamente acima da roda dianteira esquerda, na coluna. Com o impacto, o carro desviou-se da faixa esquerda para quase o centro da faixa direita; o cinto puxou o motorista para trás; explodiram-se os 4 airbags; retrovisor, painel da porta e a maçaneta foram arrancados. Mas, o smart parou em linha reta. O BAS - brake assistance system ativou-se.



O colega, desorientado, após alguns segundos de pânico ouvindo as freadas à sua volta, teve a calma de passar o braço direito por todo o seu lado esquerdo ainda dormente, verificando se não havia quebrado o braço, costela ou ombro. Rapidamente, safou-se dos airbags laterais, acelerou e movimentou o veículo até o acostamento, sem auxílio de ninguém. A porta abriu-se normalmente pelo lado de dentro, ele saiu do carro meio zonzo, mas de pé, olhando a confusão criada pelo motorista da carreta que não parou.
Para surpresa geral, inclusive do colega que dirigia o smart, havia somente alguns estilhaços do vidro lateral em seu pulso esquerdo (nem parabrisa, nem o teto panorâmico de policarbonato se soltaram). Mas, olhando o smart, pode-se verificar que ele não é "uma casquinha de ovo". Além de um carro muito alegre, prático, ágil, rápido e divertido, comprova-se que o smart tem condição de enfrentar as perigosas rodovias do País. Parabéns aos engenheiros que desenvolveram este engenho de 600 kg e 85 hp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário