domingo, 20 de março de 2011

Super-Lua ou Air Force One: o que brilhou mais?

Super-Lua de sábado (19/03/2011) só é vista a cada 20 anos, mas quase foi ofuscada pela visita do presidente americano, Barack Obama. Pelo menos no Rio de Janeiro. Lua atingiu o máximo de aproximação da Terra e ficou mais brilhante e maior no céu.

Muitos românticos ganharam um motivo extra para namorar à luz da Lua, pois o céu foi presenteado com um fenômeno que demora cerca de 20 anos para acontecer. Trata-se da chamada Super-Lua, quando o satélite está na sua fase cheia e em máxima aproximação da Terra (perigeu). Para os astrônomos, isso significa 50 mil km mais perto do que quando está no ponto mais distante de sua órbita (apogeu).
A última vez que este evento aconteceu foi em março de 1993. Naquele ano, a Lua estava a 356.528 km de distância. No sábado (19/09) ela esteve apenas 49 km mais distante. “Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores”, informou a Nasa em seu site. A lua nasceu no leste ao pôr do sol e pareceu especialmente grande quando esteve próxima ao horizonte. O único impecilho para ter a melhor visão foram as nuvens que a esconderam por um tempo e o vento frio, um forte argumento para levar alguns para perto de uma bela caneca de chocolate quente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário