segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A cidade de Campinas está abandonada?

Não era intenção dos participantes da XI Caminhada Fotográfica Hercules Florence responder essa pergunta, mas as imagens captadas ao longo do roteiro acabam denunciando a situação de inúmeros pontos da cidade de Campinas.








Louvação?

Lixo em toda parte, calçadas quebradas, pichações em edifícios e monumentos, e a quantidade de moradores de rua, denunciam o descaso que parece aumentar ano após ano. Por exemplo, em 2010, os fotógrafos participantes da Caminhada registraram esses problemas em menor proporção; neste domingo, não houve como se concentrar apenas na visão artística e sensorial. Tudo estava lá, na frente das objetivas, e não havia motivo para desconsiderar que Rui Barbosa, na praça Carlos Gomes, está pichado assim como a fachada do prédio do Correio. Veja a foto da entrada do Museu da Cidade como outro exemplo, e até o busto de Hercules Florence, na praça São Benedito, só é cultuado pelos que estudaram um pouco da história da fotografia, pois a placa do monumento sumiu, como acontece em outras cidades.

Leia mais no endereço http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5319972-EI8139,00-vc+reporter+caminhada+fotografica+reune+em+Campinas.html
 






A organização da caminhada foi uma constante em todo o percurso, mas a segurança - pelo que pudemos notar - deixou a equipe de apoio com os nervos à flor da pele. A todo momento, pelo megafone, ouvia-se a orientação para todos estarem atentos ao comando de andar sempre em grupo, uma forma subliminar de aviso sobre a possibilidade de assalto ou qualquer outra forma de agressão, não só à pessoa, mas a tantos equipamentos fotográficos em desfile pela cidade. Isso só pode nos dar uma certeza: fotografar por aí, sozinho, nem pensar. A não ser que tudo esteja no seguro, é melhor não desafiar a "insegurança" que ronda a maioria das cidades brasileiras.

2 comentários:

  1. Parabéns pelas fotos e pelo olhar sempre atento, não apenas às imagens. É uma pena que suas observações confirmem as tristes condições não apenas de Campinas, mas de todo nosso país.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo uma pena. Quantas gerações deverão passar para que haja mudança, seja nas pessoas, seja em nossos políticos?

    ResponderExcluir