domingo, 24 de julho de 2011

Cerimônia para marcar o início da nova fase da vida

A vida escolar formal começa no "prézinho" e é concluída com uma cerimônia que marca a entrada no ensino básico. Mais uma cerimônia marcará o caminho para o ensino médio e assim por diante. Logo à frente, talvez a mais marcante, vem mais uma que indicará o fim - para alguns - do primeiro desafio universitário.

Ritos e desafios. Cerimônias e desafios. Parece que elas fazem parte da vida de todos nós, seja para nos preparar para novos caminhos, seja para comemorar que alguns obstáculos já ficaram para trás. Talvez esse costume tenha sido criado justamente para nos dar fôlego e nos deixar sempre preparados. Veja o exemplo dos esportes, o pódio, a taça, o louro dos maratonistas, o soco no ar dos artilheiros no futebol.

Será que podemos pensar nessas cerimônias e comemorações como a energia invisível que está sempre a nos empurrar, a nos incentivar a vencer todos os obstáculos?
Desejo que sim, já que às vezes é difícil para alguns acreditarem que a força da superação está dentro de cada um. Basta descobrí-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário